Troca de embreagem: quando fazer essa manutenção em seu veículo?

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O sistema de transmissão de um carro é essencial para garantir a sua mobilidade. Esse conjunto permite que o engate de marchas seja suave, a fim de amenizar os desgastes dos componentes internos e do motor. Mas quando é o momento ideal para fazer a troca de embreagem?

É simples. Basta identificar algumas anomalias durante o funcionamento do sistema. O segredo está em sentir e escutar possíveis falhas. Pensando nisso, reunimos aqui os sinais mais frequentes. Neste post, você vai saber detectar os defeitos mais comuns, além de conhecer algumas recomendações sobre como estender a vida útil da embreagem. Confira!

Como o sistema de embreagem funciona?

Esse mecanismo foi criado para garantir a movimentação fluida dos automóveis. Esse sistema é muito interessante, pois mantém o motor funcionando mesmo durante as paradas do carro, para que ele não perca a sua temperatura de combustão e não precise de partidas frequentes para movimentar as rodas.

Muitas pessoas dizem que, para mudar de marchas, basta pisar na embreagem. Mas, na verdade, o que é feito é o acionamento do sistema como um todo por meio do pedal, que solta o disco do motor, cessando a sua conexão com a caixa de câmbio. Desse modo, as marchas podem ser trocadas sem impactos bruscos, conservando a integridade de ambas as peças.

Afinal, quando fazer a troca da embreagem?

Como qualquer outra coisa de uso contínuo, o tempo e a forma de uso do veículo podem gerar desgastes. Veja a seguir como detectar defeitos e saber se chegou o momento de trocar o conjunto de embreagem do seu carro.

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Presença de ruídos

O barulho constante no uso da embreagem não deve ser ignorado. Em geral, esse sinal está relacionado à dificuldade para encaixar as marchas, indicando que chegou a hora de trocar o kit completo — disco, platô e rolamento.

No geral, esse chiado é causado pelo desgaste no rolamento. Nesse caso, a melhor solução é levar o automóvel até uma oficina de confiança o quanto antes para evitar que a caixa de câmbio quebre e gere prejuízos maiores.

Pedal duro

Se você sentir o pedal mais duro do que costumava ser, é bem provável que haja algum defeito no cabo da embreagem. O uso constante e a falta de lubrificação aceleram o desgaste dessa peça e podem causar o seu rompimento. Nesse sentido, a simples substituição do componente já resolve o problema.

No entanto, vale consultar um mecânico, pois a falha pode vir do empenamento do platô, por motivo de um superaquecimento.

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Embreagem desregulada

Popularmente chamada de embreagem alta, é quando o instante/ponto de acionamento do pedal fica desagradável para o condutor, forçando-o a tirar muito o pé do pedal para o veículo se mover. O ideal é que o pedal fique nivelado no meio termo, nem muito para baixo e nem muito para cima.

Trepidações

O excesso de vibração ou sensação de tremor ocorre porque os componentes do conjunto de embreagem não estão devidamente alinhados e encaixados. Nesse caso, é necessário inspecionar o sistema para encontrar a raiz do problema e fazer os devidos ajustes

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Embreagem travando

É quando a marcha não engata e isso compromete diretamente a condução do veículo. Normalmente, o problema pode ser resolvido somente com ajustes no eixo piloto.

Importante! O recomendado é fazer a troca de toda a embreagem (kit completo) para garantir o seu funcionamento adequado e a durabilidade. Lembre-se: adquira peças de qualidade e procure uma autorizada ou um mecânico de confiança para evitar problemas no futuro.

Como melhorar a vida útil da embreagem?

Depois de contemplar as informações acima, você provavelmente está interessado em aumentar a durabilidade do seu conjunto de embreagem. Antes de tudo, é preciso realizar as manutenções preventivas de acordo com o cronograma de revisões do seu veículo. Além disso, tenha cautela durante as corridas para amenizar o desgaste das peças. Abaixo, acompanhe outras recomendações.

 Fonte: https://www.r7.com

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